É VIDA? Então vive sem limites, mas... COM VALORES!

É VIDA? Então vive sem limites, mas... COM VALORES!
Não há vida sem água, mas de nada serve a água se não houver vida.

"dar um pouco mais"

Vem - Aparece - Dá-te, e, juntos, faremos os caminhos da vida mais agradáveis

A minha Lista de blogues

terça-feira, 30 de março de 2010

O nosso Prior "A Locomotiva!"



Via amigos deste blogue, chegou até nós uma mensagem do Padre Mário.
Dela fazemos eco neste espaço.

O nosso Prior conta connosco!


Amigos:
Organizemos a nossa Vida Paroquial e as nossas agendas.

Logo após as Festas Pascais: Encontros com catequistas e pais para prepararmos as Celebrações das Catequeses; De 9 a 11 de Abril decorrerá o Acampamento dos Escuteiros da Bairrada. (Já agora, pisquem os olhos no site do nosso agrupamento http://agr1143.wordpress.com . Parabéns…); Viveremos a Semana Mundial de Oração pelas Vocações que terminará com a homenagem ao nosso Diácono Porfírio, no 4º Domingo da Páscoa, 25 de Abril (Domingo do Bom Pastor)…

Mês de Maio = mês da vida = mês da Mãe. Oração do terço. Temos como proposta que a imagem do “Sagrado Imaculado Coração de Maria” peregrine pelos nossos 10 centros (Matriz, Carris, Águas Boas, Pedreira, Malhapão, Silveira, Rego, Perrães, Giesta e Silveiro) ao longo do mês;
· Celebração da “Semana da Vida” proposta pelos nossos bispos… ( que tal a sugestão de numa das eucaristias fazermos a “bênção das grávidas”? Não deixando de rezar pelas nossas famílias que, desejando, não conseguem ter filhos. Não sei… “proposta peregrina” a discernir e à espera de eco… Lanço, também, aos jovens o desafio de se organizar, no final dos exames e a nível paroquial, uma celebração de Acção de Graças por todos os “nossos” jovens que terminam os seus cursos universitários. Pensem nisto…
Em Maio, ainda, os acólitos e os jovens participarão nas respectivas peregrinações nacionais a Fátima. Todos nós acompanharemos a Visita do Papa a Portugal e celebraremos as Festas da Profissão de Fé e da Primeira Comunhão, Pentecostes e Festa de São Geraldo, em Oiã…

Mês de Junho: a Quinta-feira do Corpo de Deus será o NOSSO DIA = Dia da Comunidade Paroquial. Desta vez iremos até ao parque do Silveiro. Este será o dia de reconhecermos a presença real de Jesus na Eucaristia, que transforma as nossas relações com Deus e connosco. Une-nos. Não é mais possível, para nós, pensar Deus como um estranho ao mundo, longínquo e desinteressado da “nossa sorte”. Ele quer-nos unidos. Deus feito um de nós continua aí, presente, onde quer que uma Eucaristia se celebre e uma Igreja | Paróquia se reúna.
No Domingo seguinte (6 de Junho) o nosso Bispo quer-nos em Aveiro, no pavilhão das feiras. Brevemente vos farei chegar o programa e falaremos dum concurso diocesano que irá decorrer até 12 de Maio, sob o tema: “A Minha Igreja”. E, até meados de Junho, orientaremos as inscrições para o próximo ano catequético, avaliaremos o ano, lançaremos propostas | desafios para o próximo ano e encerraremos o Ano Sacerdotal… E, possivelmente, a 27 de Junho, marcaremos o Dia Paroquial do Doente, ou então, adiaremos este Dia para Setembro. A ver vamos, preciso de ouvir os nossos Ministros Extraordinários da Comunhão e visitadores.

Depois, durante este mês… as festas populares e a nossa participação nas “marchas”. E sardinhas… e Dias de encontro… dum alegre convívio.



Notas finais:

1. Logo à tardinha são as Partidas das nossas jovens caminheiras do CNE. A Patrícia, a Mónica e a Andreia chegaram ao fim da pista… e partem. Peço-vos uma oração por elas.
2. Alguns de nós, à noite, acompanharemos em Estarreja, os nossos jovens. Por sorteio actuaremos em último (mas como Alguém um dia disse: “os últimos serão os …”. Vamos apoiar e parabéns à nossa jovem banda.
3. Não se esqueçam de adiantarem os vossos relógios para que Domingo cheguemos a horas à grande Celebração de Ramos, acompanhando Jesus na Sua entrada na cidade de Jerusalém.

4. Na passada quinta-feira reuniu o secretariado da catequese paroquial. Agora, os delegados irão fazer as respectivas reuniões com os catequistas dos centros para avaliar a caminhada da 2ª fase e a dinâmica Quaresmal. Procurem fazer a vossa avaliação pessoal. Ela é importante.

5. Lá para o final do mês de Junho ou princípios de Julho faremos um encontro com os nossos jovens que fizeram o convívio fraterno para organizarmos a peregrinação dos convivas a Fátima, no segundo fim de semana de Setembro. E avaliaremos, com os animadores dos jovens, o trabalho desenvolvido ao longo deste ano.

6. Deixo, por fim, uma palavra de muita estima pelo blogue “esmiuçando” ( http://jovensdeoia.wordpress.com ). Valeu. Valeu mesmo… vai-me “custar” vê-lo a “esmiuçar-se”.

Amigos em Cristo: Que esta próxima semana seja verdadeiramente uma “Santa Semana”.

A todos vós o meu muito obrigado por tanto.
Conto convosco
… Afinal, é a vida de uma comunidade paroquial que se quer activa e responsável.

O vosso prior
Pe. Mário

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece de todo louvável a ideia da benção das grávidas.
Muito boa ideia e venham grávidas para aumentarmos a população da freguesia.
Seria uma boa oportunidade para agracecermos a vida.
Os estudantes que terminam os seus cursos precisam de todos para a sua inserção no mercado de trabalho.
Se a iniciativa for para a frente, vamos estar com eles.