É VIDA? Então vive sem limites, mas... COM VALORES!

É VIDA? Então vive sem limites, mas... COM VALORES!
Não há vida sem água, mas de nada serve a água se não houver vida.

"dar um pouco mais"

Vem - Aparece - Dá-te, e, juntos, faremos os caminhos da vida mais agradáveis

A minha Lista de blogues

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dia 1 - Cinzas


Foi na igreja matriz que se deu início à Quaresma com a imposição das cinzas.

«Quarta-feira de Cinzas, marcou o início da Quaresma, os 40 dias dedicados à purificação e boas obras que nos preparam para bem considerar a Paixão e Morte Cristo, na Semana Santa.
Qual a origem do costume de se colocar cinza sobre a cabeça do fiel nesse dia? A Igreja primitiva assim marcava, no primeiro dia da Quaresma, os cristãos obrigados a fazer penitência pública, em razão de alguma falta grave, para distingui-los dos demais. Por determinação do Papa Urbano VI, no Concílio de Benevento, realizado em 1091, estendeu-se à universalidade dos fiéis esse costume, uma vez que todos temos motivos para a contrição.
Com efeito, já no Antigo Testamento, a cinza imposta na cabeça foi um sinal de arrependimento e expiação. Jó, entristecido por ter advogado a causa da sua inocência com termos pouco comedidos, exclama: “Repreendo-me a mim mesmo, e faço penitência no pó e na cinza”. Para restaurar o pecado cometido por Achan na tomada de Jericó, Josué e os anciãos de Israel cobrem-se de cinza.
E o próprio Jesus utiliza este símbolo quando diz que os habitantes de Tiro e de Sidônia teriam se arrependido sob o cilício e a cinza se tivessem visto os milagres obrados por Ele na Judéia.
Para se obter a matéria a ser usada no início da Quaresma, são queimados os ramos bentos no Domingo de Ramos do ano anterior.
A cinza é também símbolo do nada das coisas humanas: “Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar”, nos diz a Igreja neste dia, incitando-nos à humildade.»

Foi o que conseguimos apurar e que as cinzas nos ajudem rumo à Páscoa de Cristo.

Sem comentários: